Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
33 999 509 609
Educação Oportunidade

Instituto Federal Campus Manhuaçu oferta mais de 130 vagas em 4 cursos

Cursos são gratuitos

28/01/2021 07h50
714
Por: Redação
Instituto Federal Campus Manhuaçu oferta mais de 130 vagas em 4 cursos

Interessados em estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em 2021 devem se inscrever no Processo Seletivo da instituição até 21 de fevereiro. São mais de três mil vagas em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. As oportunidades incluem cursos técnicos (integrados, concomitantes e/ou subsequentes ao Ensino Médio), pós-técnico, de graduação e de pós-graduação. O Campus Manhuaçu oferta, pela primeira vez, o curso de graduação Bacharelado em Sistemas de Informação; no total, a unidade abre mais de 130 vagas para 4 cursos, nas modalidades técnico, graduação e pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo). Lembre-se, o primeiro passo para a inscrição é a leitura completa do edital para todos os candidatos.

Outro ponto, importante, é que o sistema de inscrições não funciona quando acessado por smartphones.  Ou seja, os candidatos interessados devem se cadastrar a partir do computador.

Modalidades diferentes, seleções diferentes

Para cursar a graduação é necessário ter o Ensino Médio completo (ou concluir o Ensino Médio até as datas da matrícula, que serão divulgadas em 22 de março). Do total das vagas, 70% serão preenchidas a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 (o candidato pode optar pelo seu melhor desempenho). As outras 30% são reservadas ao Sisu (com edital próprio e outras datas), ou seja, para quem fizer a atual edição do Enem.

Na inscrição de 18/1 a 21/2, para concorrer a uma das 70% das vagas reservadas para quem participou de uma edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deve anexar no sistema o Boletim do Enem (disponível em enem.inep.gov.br/participante). Vale destacar que as notas devem ser as mesmas informadas no formulário eletrônico.

A classificação para os cursos técnicos dependerá: das notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 9º ano (antiga 8ª série), no caso da seleção para os cursos concomitantes ou subsequentes; das notas obtidas nessas mesmas disciplinas no 8º ano (antiga 7ª série), no caso dos cursos integrados. Esses dados devem ser informados pelos candidatos também na inscrição.

Para comprová-los, será necessário anexar histórico escolar ou declaração emitida pela escola (conforme anexo II ou III, a depender da modalidade, do edital de cursos técnicos do Processo Seletivo). O documento precisa informar as mesmas notas inseridas pelo candidato e conter o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela instituição de ensino.

A seleção e a inscrição para a pós-graduação Lato Sensu em Cafeicultura Sustentável seguem edital próprio. Veja em: https://copese.ifsudestemg.edu.br/node/16114

VAGAS EM MANHUAÇU

Antes de se inscrever, é indispensável a leitura do edital correspondente à modalidade que o candidato deseja cursar, disponível em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

Assim estão distribuídas as vagas do Campus Manhuaçu:

Técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio

Cafeicultura – Concomitante ao 2º ou 3º ano / Subsequente, vespertino (tarde), 35 vagas, 1 ano e meio

Informática – Concomitante ao 3º ano / Subsequente, noturno, 35 vagas, 1 ano e meio

Graduação

Bacharelado em Sistemas de Informação – Período da manhã (com possibilidade de disciplinas isoladas no período da tarde), 35 vagas, 4 anos

Pós-Graduação

Cafeicultura Sustentável – Aulas às sextas-feiras de 18h35 às 22h30 e aos sábados de 07h00 às 11h45 e de 13h00 às 16h15 (mais informações sobre as aulas serão divulgadas à época da matrícula), 28 vagas, 18 meses

Na página da seleção (www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo) também podem ser conferidas as vagas nos campi: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias