Sábado, 25 de Setembro de 2021
33 999 509 609
Turismo Turismo

Parque do Caparaó reabre e anima setor turístico de Alto Caparaó

Restrições continuam

25/04/2021 09h21
639
Por: Redação
Parque do Caparaó reabre e anima setor turístico de Alto Caparaó

Com a reabertura do Parque Nacional do Caparaó, a partir da classificação da região como Onda Vermelha, o setor hoteleiro e de alimentação de Alto Caparaó (MG) está mais animado com a retomada do turismo. A expectativa é que na alta temporada, período do inverno, seja permitida a visitação ao Pico da Bandeira.

Desde o início da pandemia, o setor turístico em Alto Caparaó passou por diversos momentos em que tiveram as atividades totalmente fechadas. Além disso, o Parque Nacional chegou a ter a visitação interrompida primeiramente pelos estragos causados pelas chuvas de 2020 e depois pelas restrições da Covid-19.

Agora, com mais de um ano de pandemia, o setor de turismo fez várias adaptações para evitar a contaminação de turistas e operadores de turismo. Além disso, vários estabelecimentos passaram a trabalhar com delivery.

Além do parque do Caparaó, várias outras atrações estão em funcionamento, como cachoeiras, clubes e cafeterias.

LOCAIS ABERTOS PARA VISITAÇÃO DO PARQUE NACIONAL

PORTARIA DE ALTO CAPARAÓ – MG: receberá visitantes todos os dias da semana (exceto às quartas feiras), com entrada entre 09 e 15 horas e saída impreterivelmente até as 16 horas. O limite diário de visitantes será de 275 pessoas (não flutuante). Só será permitido o acesso aos atrativos: Vale Verde, Mirante do Jacu, Mirante do Zé Pedro, Cachoeira Bonita, Mirante da Tronqueira e Vale Encantado. Proibida visita ao Terreirão, Picos ou quaisquer outros atrativos não listados. Também proibição de churrasco no Vale Verde.

PORTARIA DE PEDRA MENINA – ES: receberá visitantes todos os dias da semana (exceto às quartas feiras), com entrada entre 08 e 15 horas e saída até às 16 horas. O limite diário de visitantes será de 80 pessoas, de forma flutuante. Só permitida visita a pé, os veículos deverão ser estacionados no pátio externo do Parque e adjacências. Só será permitido o acesso aos atrativos: Casa Fria, Macieira, Cachoeira dos Sete Pilões e Cachoeira do Aurélio incluindo o Mirante do Aurélio). Os demais atrativos permanecem fechados à visitação (inclusive camping). Fica mantida a proibição de churrasco na Macieira.

EXPECTATIVA DO SETOR

Nossa reportagem conversou neste sábado (24), com o empresário do setor de turismo (ramo hoteleiro), Carlos Aristóteles Bezerra, que está há 28 anos com a Pousada do Bezerra, mas a família trabalha com turismo em Alto Caparaó há 42 anos, um trabalho iniciado pelo pai, José Carlos Bezerra, já falecido.

 “Estamos recomeçando os trabalhos com turismo responsável e a reabertura do Parque Nacional do Caparaó, pois é o principal atrativo da região do Caparaó. Estamos aguardando a liberação ainda da subida ao Pico da Bandeira, principal roteiro da Temporada de Inverno. Estamos na expectativa de recuperação do setor, pois é o  mais afetado pela pandemia. O momento é de muita esperança, precisamos do apoio dos órgãos e instituições para reerguer as empresas deste setor, pois será muito necessária ações para o desenvolvimento sustentável de toda região do Caparaó”, disse Carlos Bezerra.

Conversamos também com o gerente do Caparaó Parque Hotel, Liógenes Carvalho, o qual confirmou o momento difícil do setor, mas que a expectativa para os próximos meses são boas, quando deverá também ocorrer a abertura total do Parque Nacional do Caparaó, assim esperam, bem como com a alta temporada. “O turismo está em ascendência, começa a melhorar a procura e o funcionamento segue todas as normas sanitárias impostas pelo estado e pelo município, uma forma de evitar a propagação do Covid-19”, disse informando ainda que o perfil do visitante tem mudado neste período de pandemia, ele está decidindo muito em cima da hora, como por exemplo, pesquisa já na sexta, confirma e no domingo encerra a estadia.

Alto Caparaó conta com 14 pousadas, um hotel e cerca de 80 residências para temporada. Com relação a alimentação, as pizzarias, cafeterias e restaurantes estão funcionando no formato delivery e também com atendimento presencial no local.

Redação do Portal Manhumirim - Com informações do site Silvan Alves

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias