Terça, 11 de Maio de 2021
33 999 509 609
Agropecuária Minas Gerais

Governo de Minas participa da edição virtual da Expozebu

Evento marca expansão nacional do programa Integra Zebu, executado em parceria com Emater-MG e Epamig

03/05/2021 10h10
36
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Divulgação / Epamig
Divulgação / Epamig

Governo de Minas participa da 86ª edição da Expozebu, uma das principais feiras pecuárias do país e a mais importante da raça zebuína no mundo. O Estado é representado pela  Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em trabalho integrado com as instituições vinculadas  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Expozebu vai até 9/5, em formato totalmente virtual. Nesta edição, foi anunciada a expansão nacional do Programa Integra Zebu, desenvolvido em Minas Gerais pela Emater-MG e pela Epamig, em parceria com a ABCZ com objetivo de recuperar as pastagens. 

Inicialmente, as ações foram implantadas em 12 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Nas propriedades selecionadas, foram instaladas Unidades de Referência Técnica para a realização de dias de campo e visitas, com a divulgação das tecnologias. Nesta expansão, a parceria da ABCZ com as instituições vinculadas do Sistema da Agricultura de Minas vai permitir a elaboração de diretrizes para padronização das atividades do programa em outras regiões do estado.

Na avaliação da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, a ampliação do Integra Zebu é um passo importante para o fortalecimento da pecuária bovina mineira. “Além de investir no melhoramento genético dos animais, o cuidado com a alimentação do rebanho é fundamental para garantir competitividade na pecuária. Pastagens em condições adequadas garantem mais produtividade, aumentam a produção de carne e leite em uma mesma área e diminuem a pressão em espaços florestais, contribuindo com a sustentabilidade da bovinocultura”, explica.

Shopping Gir Leiteiro

Nesta edição da Expozebu, a Epamig promove o 5º Shopping Gir Leiteiro, entre os dias 3 e 7/5. A empresa mineira de pesquisa vai disponibilizar 20 vacas, dez novilhas e dez tourinhos Gir Leiteiro, além de 300 doses de sêmen e 20 embriões sexados de alto valor genético. Os interessados podem obter mais informações no catálogo on-line com vídeos, fotos e dados completos dos lotes disponíveis. 

Além disso, visitas presenciais ao Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, serão permitidas mediante agendamentos prévios. Os visitantes devem usar máscaras e seguir as medidas de prevenção à covid-19. 

Serviço

86ª  Expozebu

Data: até 9/5/2021 

Catálogo Shopping Gir Leiteiro Epamig:  http://www.epamig.br/shopping-gir-leiteiro-2021/

Programação:  clique aqui

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias