Terça, 11 de Maio de 2021
33 999 509 609
Tecnologia Tecnologia

Descubra a quantidade de carbono que você emitiu em 2020

Ferramenta permite calcular o estrago ambiental ao longo de um ano e oferece a possibilidade de compensar os danos

03/05/2021 13h40
48
Por: Redação Fonte: R7 - Sofia Pilagallo, do R7*
Uso de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais geram dióxido de carbono - (Foto: Freepik)
Uso de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais geram dióxido de carbono - (Foto: Freepik)

A plataforma ambiental brasileira Moss lançou uma ferramenta gratuita que permite aos internautas calcular a quantidade de carbono (CO2) — o principal gás responsável pelo efeito estufa — que emitiram durante o ano de 2020. O cálculo é chamado pelos ecologistas de "pegada de carbono".

Vale ressaltar que todas as nossas ações cotidianas, até mesmo respirar, liberam CO2, ainda que em pouca quantidade. Algumas das atividades do dia-a-dia que mais geram dióxido de carbono são o uso de combustíveis fósseis, como gasolina e gás de cozinha, o alto consumo de carnes e o desperdício de energia elétrica.

Para quantificar a "pegada de carbono", basta que o usuário acesse o site, clique em "calcular minhas emissões", selecione seu estado e responda honestamente ao questionário sobre seus hábitos de consumo. Ao final, a ferramenta exibirá os resultados isoladamente e em comparação com a média global.

O internauta poderá ainda decidir se quer compensar seu impacto comprando "créditos de carbono", que são vendidos pela Moss e revertidos para projetos de conservação da Amazônia. Segundo a empresa, cada crédito de carbono equivale a evitar a emissão de uma tonelada de CO2 em um ano.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Fábio Fleury

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias