Terça, 11 de Maio de 2021
33 999 509 609
Saúde Minas Gerais

Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim, inaugura Unidade de Cuidados Continuados

Espaço administrado pela Fhemig será retaguarda para a rede de urgência da região

04/05/2021 10h15
40
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Divulgação / Fhemig
Divulgação / Fhemig

Começa a funcionar, nesta terça-feira (4/5), na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), a Unidade de Cuidados Continuados. O espaço pertencente à  Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) servirá como retaguarda para a rede de urgência da microrregião de Betim, composta por 13 municípios, prestando assistência integral aos usuários. 

Desde 1988 atuando na prevenção de incapacidades de pacientes acometidos pela hanseníase, a CSSI conta com servidores altamente capacitados, o que possibilitou a criação da nova unidade de atendimento. O espaço tem 25 leitos, que serão destinados aos usuários que necessitam de reabilitação e/ou adaptação a sequelas provenientes de algum procedimento clínico, cirúrgico ou traumatológico.

O atendimento será prestado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermeiros. Com foco na assistência integral, as famílias dos pacientes receberão orientação e encaminhamentos necessários durante o processo. “Agregamos uma nova linha de cuidado à CSSI, com um espaço confortável e próprio para a reabilitação do paciente, promovendo o giro de leito em uma unidade hospitalar aguda, como a do Hospital Regional de Betim", afirma o diretor da CSSI, Fabrício Giarola Oliveira. 

Pandemia

A gerente assistencial da unidade, Eliane Daniele Teixeira Magalhães, destaca a importância da inauguração da unidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Receberemos pacientes que estão em internação, em leitos como os de terapia intensiva (CTI/ UTI), que ainda não possuem condições de retornar para casa e precisam de um atendimento com foco na reabilitação. Além de proporcionar um atendimento qualificado e humanizado, a iniciativa contribui para desafogar os leitos da microrregião neste momento de pandemia”, explica.

O serviço, oficializado a partir de termo firmado no início deste ano com a Prefeitura de Betim, começou a funcionar antecipadamente para atender também pessoas com necessidade de reabilitação pós-covid.  Os leitos são destinados aos pacientes da microrregião que já saíram da fase de cuidado hospitalar típico e que se encontram em situação clínica estável, porém necessitando de reabilitação e/ou adaptação.

A diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, ressalta que este tipo de flexibilização aconteceu em todas as unidades de Saúde da Fhemig. "É importante destacar que todas as unidades precisaram realizar atendimentos que antes não eram suas especialidades, oferecendo uma resposta à pandemia sem deixar de atender a sua linha principal. No caso da CSSI, também foi apresentada essa resposta à Rede de Atenção à Saúde, fortalecendo o cuidado e a reabilitação”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias