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Veja quatro dicas fundamentais para ter uma boa noite de sono

A pandemia aumentou o número de pessoas com insônia; especialista explica como melhorar esse quadro com dicas simples

11/05/2021 02h07
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Por: Redação Fonte: R7
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As preocupações causadas pela pandemia da covid-19 tiraram o sono de muitos brasileiros. O médico psiquiatra Marco Abud, especialista em insônia, conta que a melhor forma de cura é fazer um recondicionamento do cérebro. 
“Todo ser humano nasce sabendo dormir e é uma questão natural das pessoas. O que não é natural é a insônia. A terapia cognitivo comportamental é um treino para que a pessoa aprenda a desligar de noite e ficar alerta durante o dia.”
Veja quatro dicas essenciais para suas noites voltarem ao normal! 

"O aspecto fundamental para começar a regularizar o relógio biológico é ter horário para acordar todos os dias, independentemente do horário que for dormir. As pessoas têm o hábito de, aos fins de semana, folga ou férias dormir mais uma, duas ou três horas. Mas a gente não consegue recuperar o sono perdido e o cérebro começa a bagunçar o relógio biológico. Por exemplo, pessoas que acordam tarde no fim de semana, tendem a ter mais insônia na segunda-feira, terça-feira, porque o cérebro estará desregulado", afirma Abud 

O especialista indica tomar cuidado com os cochilos ao longo do dia. "A soneca não pode passar de 20 a 30 minutos, porque se não ela vai roubar a fome de sono que temos durante a noite. Se você estiver muito cansado, tem duas dicas: cochile até as 14h e não passe de 30 minutos, coloca alarme do celular e acorda", diz ele

"O café tira o sono, mas não precisa tirar da dieta. É preciso dosar até que horas posso tomar. O café demora em média 6 horas para sair do organismo, mas a última xícara de café seja até as 14h. Se você gosta do sabor, toma um descafeinado. Evite a bebida, remédios, doces, tudo que tenha cafeína a partir desse horário", sugere o psiquiatra

Por fim, Marco Abud fala sobre o consumo de bebida alcoólica. O álcool que é muito usado por algumas pessoas para dormir, mas na verdade é uma armadilha. A pessoa tem sono logo depois que bebe, mas a pessoa desliga, mas não tem um sono reparador. Depois de cinco ou seis horas, aumenta a ansiedade e é possível acordar no meio da noite, ou despertar com ansiedade, irritabilidade e taquicardia. Não é uma boa ideia. Se for ingerir álcool tem de beber muita água e parar pelo menos duas horas antes da hora de dormir", observa o especialista 

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