Domingo, 26 de Setembro de 2021
33 999 509 609
Educação Minas Gerais

Secretaria de Educação fortalece EJA Novos Rumos

Modalidade de ensino da rede estadual conta com cerca de 180 mil alunos jovens e adultos

25/06/2021 15h15
63
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)está trabalhando para reformular a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é fazer com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto. O conjunto de ações para o aperfeiçoamento da proposta é chamada de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos.

“Um dos pontos de avanço que identificamos é o acesso à Educação. Como adotamos a possibilidade da abertura de turmas com um número menor de alunos, consequentemente, ampliamos o acesso, em especial em áreas mais remotas. Pessoas que não conseguiram concluir a educação básica estão retornando para a escola para finalizar os estudos. Isso é democratizar o acesso”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa. Atualmente, a rede estadual de ensino conta com mais de 180 mil estudantes matriculados na EJA.

Outro ponto destacado por Esther está relacionado à preparação dos professores. “Estamos oferecendo formação para os educadores e, com isso, quando o estudante acessa a Educação, encontra profissionais mais qualificados. Os professores da EJA são muito engajados e estão muito animados com o curso on-line sobre a EJA Novos Rumos que a SEE/MG tem disponibilizado”, conta.

Mercado 

Ainda de acordo com a superintendente, muitos alunos que estavam no ensino regular encontraram na EJA Novos Rumos possibilidades para ingressar no mercado de trabalho. “Tínhamos alunos maiores de 18 anos que ainda levariam uns dois anos para se formar. Com a nossa campanha e ao ver a oportunidade de concluir o ensino médio em menos tempo, este estudante optou pela EJA." 

Ela também destaca relatos de alunos que, ao ingressar na modalidade, conseguiram emprego a partir da negociação com o empregador para concluir o ensino médio em um tempo mais curto. Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. 

Para ingressar no ensino fundamental da modalidade de ensino é necessário ter 15 e no ensino médio, 18 anos.

Este ano, a Secretaria de Estado de Educação disponibilizou recursos para o fortalecimento das aprendizagens nas escolas estaduais, o que também contemplou as atividades da Educação de Jovens e Adultos.

Estudantes da EJA terão prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão ofertados pela SEE/MG a partir do segundo semestre deste ano. O curso FIC tem finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.

Grupo de Trabalho

Um grupo de trabalho foi formado para auxiliar na reestruturação da EJA. Ele é composto por servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos - em escolas regulares, nas inseridas nas Unidades Prisionais, nas Apacs e em Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs). 

O grupo tem objetivo de propor estratégias de fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem na modalidade, além de participar de ações que apoiam a escrita das Diretrizes Pedagógicas da EJA e para a definição de temáticas e propostas para a formação pedagógica de educadores.

Formação

Uma das ações estruturantes da EJA Novos Rumos é a formação dos professores. A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores de Minas Gerais, em parceria com a Coordenação da Educação de Jovens e Adultos, elaborou a “Trilha Pedagógica EJA Novos Rumos”, que consiste em uma série de formações voltadas para os educadores que atuam na rede estadual de ensino.

Na primeira etapa, é disponibilizado o curso introdutório sobre a EJA Novos Rumos. Na segunda etapa, serão cursos por área de conhecimento, para atendimento às especificidades de cada área e de seus componentes curriculares. Até o momento, já foram abertas três turmas para o curso introdutório. As duas primeiras turmas contaram com cerca de 14 mil inscritos. Já a terceira turma está com inscrições abertas até o dia 9/7. Interessados devem fazer cadastro no site da Escola de Formação ( https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/).

Alunos e professores

Paulo Grenner é professor de geografia e de projeto de vida na Escola Estadual Cândido Azeredo, em Sete Lagoas. Há oito anos ele dá aulas para turmas da EJA e conta o que mais chama sua atenção na modalidade. “O que eu mais gosto é a dedicação dos alunos. Eles não estudam só por estudar, mas porque querem realizar um sonho. Estão em busca de uma coisa a mais”, conta.

O professor participou da primeira turma do curso introdutório. “Achei a formação muito boa e está próxima do que estamos trabalhando aqui na escola, que é ter foco no aluno e nas suas necessidades para que ele não fique desestimulado. Também nos estimula a trabalhar os conteúdos de forma integrada”, afirma.

Sobre a proposta da EJA Novos Rumos, Paulo ressalta o avanço que é estimular a participação dos estudantes nos cursos FIC. “ A questão de abrir a porta para o FIC é fantástica e vou fazer de tudo para que o meu aluno chegue lá. Essa ação é um passo importante para o estudante da EJA”, conclui.

O curso introdutório da EJA Novos Rumos tem como objetivo apresentar aos professores os pressupostos da iniciativa, a organização do trabalho pedagógico, as estratégias de ensino e avaliação e o papel dos sujeitos - estudantes e professores - no desenvolvimento da modalidade. A formação é gratuita e realizada no formato EAD. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias