Domingo, 26 de Setembro de 2021
33 999 509 609
Geral Espírito Santo

Seleção de gestores para estruturação de fundo exclusivo de investimento em participações (FIP) recebe 16 propostas

A chamada pública, conduzida pelo Bandes, finalizou a etapa de submissão de propostas no último dia 16.

26/07/2021 17h45
124
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O edital de chamada pública do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) reuniu 16 interessados, entre consórcios e empresas individuais, para gerir o FIP Funses 01, fundo exclusivo de investimento em participações vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo.

Para o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, a motivação para tantos inscritos no edital, que se encerrou no último dia 16, é a independência da gestora na condução dos investimentos. “O novo mecanismo de atração de investimentos para o Estado, criado pelo Governo traz, além do aporte significativo, outro diferencial que é a transparência no processo de escolha da gestora e sua respectiva independência, pois competirá exclusivamente a ela definir o modelo decisório para escolhas das investidas”, explica.

Esse fundo será um dos maiores na categoria venture capital da atualidade no País, tendo aporte inicial do Funses de R$ 250 milhões, podendo ser ampliado ao longo dos anos subsequentes. Na fase atual, a comissão de análise irá checar se a documentação enviada está de acordo com as exigências do edital. Também será analisado se o gestor, a equipe do Fundo e sua base operacional apresentaram histórico de fundos e investimentos com retorno financeiro positivo, além da experiência dos mesmos em operações de capital de risco, especialmente na modalidade de venture capital e/ou seed capital, dentre outros pontos presente no edital.

“Com a estruturação deste fundo, o Estado atrairá e ajudará a desenvolver negócios no Espírito Santo. É um processo que contribui para a diversificação da economia capixaba, gerando oportunidades de expansão para empresas daqui e de outros lugares que aqui quiserem se instalar”, completa Abud de Oliveira.

As seis melhores propostas serão divulgadas no próximo dia 02 de agosto e farão uma apresentação presencial entre os dias 06 e 24 de setembro. O resultado final do certame está marcado para o dia 11 de outubro.

Conheça as gestoras na disputa:

• Aliah Capital Solutions Consultoria Empresarial LTDA. e Linkapital Tecnologia Financeira;

• Antera Gestão de Recursos LTDA;

• Arazul Capital Management LTDA;

• Confrapar / SPE Nascenti S/A;

• Cventures Empreendimentos Inovadores e Participações S/A;

• Exes Gestora de Recursos LTDA;

• Fundepar Gestão e Consultoria de Investimentos LTDA;

• Garin Investimentos LTDA e Lótus Investimentos LTDA;

• KPTL Investimentos LTDA;

• Naia Capital Gestão e Consultoria Financeira LTDA;

• Plataforma Capital Partners Gestão de Investimentos LTDA;

• Portcapital Gestora e Consultoria de Recursos LTDA;

• Singulare Corretora de Títulos de Valores Mobiliários;

• Solum Cpaital/Osher Gestora de Recursos LTDA;

• Trivèlla M3 Investimentos

• Zenith Asset Management LTDA.

O Fundo

A gestora de venture capital selecionada administrará um Fundo de Investimento em Participações (FIP), a ser constituído com recursos do Fundo Soberano (Funses). Este fundo será um dos maiores da categoria venture capital da atualidade no País, tendo aporte inicial de R$ 250 milhões.

Papel da gestora

Uma das principais funções que será desempenhada pela gestora é a seleção de empresas que serão investidas por meio de participação acionária. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, na qual uma empresa gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

Ou seja, o Fundo prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado. O Fundo, como acionista, traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa. Assim, com o tempo, a empresa ganha expertise e resultados.

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424

[email protected]

%fim-post%
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias