Segunda, 25 de Outubro de 2021
33 999 509 609
Turismo Minas Gerais

Governo promove turismo rural no Alto Paranaíba 

Acordo vai  promover capacitação de agricultores familiares para ampliar a geração de emprego e renda no interior

25/08/2021 13h25
188
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) vai estimular a atividade turística em Minas, com destaque para o turismo rural. O documento, que firma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG)e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), será assinado nesta quinta-feira (26/8) pelo diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e o secretário  de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas José de Oliveira, em Araxá, no Alto Paranaíba. 

O objetivo do ACT é criar condições para o desenvolvimento do turismo rural no estado, com capacitação de agricultores familiares, no sentido de ampliar a geração de emprego e renda no meio rural.

Entre as ações previstas estão a identificação de potencialidades regionais e apoio para a comercialização de produtos locais junto aos visitantes, além da elaboração de roteiros em segmentos específicos como turismo rural, de base comunitária, de experiência, de aventura e ecoturismo.

Na ocasião, também será oficializada a adesão do município de Araxá ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, e assinado decreto para a criação do Polo Gastronômico da Cozinha Mineira.

Circuito turístico

A inclusão de Araxá no Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra permite que o município receba recursos estaduais e federais para aplicação no turismo, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turístico. Uma parcela de recursos arrecadados no estado é destinada aos municípios participantes dos circuitos turísticos, para investimentos em gestão de atividades no setor e preservação do patrimônio cultural.

Agora, são 19 os municípios associados: além de Araxá, já participam Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, Piumhi, São Roque de Minas, Ilicínea, Tapira e Vargem Bonita.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias