Domingo, 26 de Setembro de 2021
33 999 509 609
Educação Minas Gerais

Último dia de inscrições para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada

Cadastro deve ser feito na própria escola que disponibiliza o curso de interesse do candidato

31/08/2021 12h25
63
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Interessados em participar de um dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) têm até esta terça-feira (31/8) para participar. As atividades fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atualmente inseridos no projeto Novos Caminhos, do governo federal. As inscrições devem ser feitas na própria escola que disponibiliza o curso de interesse dos candidatos.

Os cursos FIC são formações de curta duração (160 a 240 horas) que se configuram como uma grande oportunidade para quem procura inserção no mercado de trabalho ou mesmo uma qualificação profissional. São 6.500 vagas, em cursos que serão realizados, ao longo deste segundo semestre de 2021, em 113 escolas da rede estadual de ensino, distribuídas em 96 municípios mineiros.

Podem se inscrever, candidatos com ou sem vínculo com a rede estadual de ensino. É importante que o interessado fique atento à escolaridade mínima exigida para cada curso. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio (EJA Novos Rumos) terão prioridade na seleção dos candidatos inscritos para as vagas nos cursos FIC. No edital voltado para os participantes da iniciativa é possível acessar os cursos oferecidos em cada escola e a escolaridade mínima exigida. Clique aquipara acessar o edital.

No ato da inscrição, é necessário, entre outros requisitos: apresentar RG e CPF; possuir escolaridade e idade mínimas no ato da inscrição; apresentar comprovante de residência. A classificação será divulgada na quarta-feira (1/9), em local informado pela escola no ato da inscrição. Já a matrícula dos candidatos selecionados será realizada, em primeira chamada, no período de 2 a 3/9.

Para os selecionados, que estiverem frequentes e seguindo todas as determinações do edital, haverá um auxílio de bolsa-formação para custear transporte e lanche.

De acordo com o edital do FIC, os cursos ofertados são de caráter presencial. No entanto, em virtude da pandemia e considerando-se as exigências dos órgãos reguladores, as aulas presenciais poderão ser ministradas no formato remoto, utilizando-se de metodologias híbridas, enquanto permanecer a situação de pandemia da covid-19. O retorno às aulas presenciais será permitido assim que a situação for regularizada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias