Segunda, 25 de Outubro de 2021
33 999 509 609
Tecnologia Tecnologia

Nobel de Química premia pesquisa sobre organocatálise assimétrica

Prêmio de aproximadamente R$ 6,2 milhões será dividido entre os cientistas Benjamin List e David W.C. MacMillan

06/10/2021 06h55
60
Por: Redação Fonte: R7

A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou nesta quarta-feira (6) que os cientistas Benjamin List e David W.C. MacMillan vão dividir o Prêmio Nobel de Química por seus estudos para desenvolvimento de organocatálise assimétrica.

Concedido há mais de um século, o Prêmio Nobel oferece valor equivalente a R$ 6,2 milhões (10 milhões de coroas suecas) a seus vencedores. No ano passado, as pesquisadoras Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna dividiram a condecoração por descobrirem uma tesoura genética, que permite a edição precisa do genoma de animais, plantas e microrganismos.

Na edição deste ano, o Nobel de Medicina foi dado aos cientistas norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian por suas descobertas de receptores para temperatura e tato renderam. Já Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi vão dividir o Prêmio Nobel de Física por estudos sobre a compreensão de sistemas físicos complexos em pesquisas que preveem o aquecimento global.

As premiações seguem até a próxima segunda-feira (11), com a consagração dos prêmios de Literatura nesta quinta-feira (7), da Paz na sexta-feira (8) e de Economia na segunda-feira da próxima semana (11).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias