Terça, 07 de Dezembro de 2021
33 999 509 609
Geral Geral

Detran do Rio lança carteira de identidade digital

Documento é válido em todo o território nacional

20/10/2021 18h15
98
Por: Redação Fonte: EBC

O Detran-RJ lançou hoje (20) o aplicativo Identidade Digital RJ, que permite acesso ao documento de identidade pelo celular, com validade em todo território nacional.

Inicialmente, o documento digital vale apenas para identidades emitidas de 5 de abril de 2019 em diante, quando passaram a ter um código de QR Code impresso na parte interna. Este código é que permite ao usuário baixar a versão digital do documento no celular. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos

Quem quiser ter acesso à versão digital e tem documentos emitidos antes de abril de 2019 deverá tirar a segunda via para acesso ao aplicativo.

A Identidade Digital RJ deverá ser revalidada a cada 12 meses pelo usuário. Em caso de perda da versão impressa, o cidadão poderá usar a versão digital até acabar o período de validade.

Segurança

Entre as medidas de segurança, o Detran destaca que a validação do QR Code é apenas uma etapa. Também é necessário fazer o reconhecimento facial e o cadastramento de PIN (senha de acesso). Segundo o órgão, o ambiente tecnológico é monitorado “com análises e testes de segurança da informação nos sistemas, seguindo os mais elevados padrões técnicos a fim de que seja possível proteger os dados (pessoais e sensíveis) dos usuários”.

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS. Depois de baixar o app no celular, o usuário deve escanear o QR Code, disponível na parte de dentro da identidade física. Em seguida, fazer o reconhecimento facial via aplicativo e criar uma senha numérica para login.

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível, desde 2017, no aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran, antigo Denatran).

 
*Estagiário sob a supervisão de Mario Toledo
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias