Terça, 07 de Dezembro de 2021
33 999 509 609
Geral Minas Gerais

Governo de Minas apresenta projetos à bancada federal em Brasília

Quatro projetos considerados relevantes para o Estado foram foco das tratativas visando à captação de recursos via emendas parlamentares federais 

20/10/2021 18h50
81
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, se reuniu com a bancada mineira de deputados federais, nesta quarta-feira (20/10), em Brasília, para tratar do Portfólio de Projetos 2022 do Estado, com foco em quatro projetos estratégicos apresentados pelo Governo de Minas Geraisno documento. As pautas são consideradas altamente relevantes para o Governo de Minas e foram objeto das tratativas voltadas à captação de recursos via emendas parlamentares federais indicadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) Federal para o próximo ano. 

“Estivemos com a bancada federal para tratar do portfólio que o Governo de Minas prepara com mais de 250 projetos, para que os deputados possam analisar. Os projetos são de interesse não só do Estado, mas de toda a sociedade mineira. Hoje, discutimos especificamente sobre quatro projetos que o Estado trouxe como sugestão para aplicação de recursos pela bancada. São projetos vultosos, muito importantes e que demandam uma aplicação mais expressiva de recursos. O Governo de Minas trabalha em parceria com os deputados com o objetivo de levar cada vez mais melhorias para todos os mineiros”, destacou a secretária.

Um dos projetos apresentados inclui obras de infraestrutura rodoviária do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) para a recuperação de pontes, com o objetivo de ampliar o conforto e a segurança, além de promover melhor escoamento e mobilidade regionais. Outro projeto é relacionado à implantação de Sistema Integrado de Abastecimento ou execução de poços artesianos, a depender da necessidade do município, para promover a segurança hídrica na região de abrangência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Outros dois projetos se referem ao manejo integrado das sub-bacias hidrográficas do Jequitinhonha e Rio Doce, por parte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para aumentar a quantidade e a qualidade da água por meio da construção de infraestruturas socioambientais e da mitigação da seca na região; e a instalação de cisternas de polietileno para mitigar os efeitos da seca/estiagem e reduzir os gastos públicos com a distribuição de água por meio de caminhões pipa, uma ação gerida pelo Gabinete Militar do Governador (GMG). 

“Além da recuperação de 41 pontes nas rodovias mineiras, que vão reduzir os tempos de deslocamento e garantir mais segurança para quem trafega nas estradas de Minas Gerais, os projetos buscam levar segurança hídrica para as regiões mais áridas do Estado, como o Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. São projetos de implantação de cisterna, de sistemas de abastecimento de água e, ainda, de manejo de sub-bacias. Demandas muito importantes, sobretudo neste ano de tanta escassez que vivemos”, completou Luísa Barreto.

Portfólio de Projetos 2022

Anualmente, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), elabora o Portfólio de Projetos, com a finalidade de atrair recursos de emendas parlamentares federais para execução de políticas públicas.

Em agosto, o governador Romeu Zema apresentou o Portfólio de Projetos 2022 para a bancada mineira. O documento possui duas versões: a completa, com 255 propostas em diversas áreas temáticas e regiões do estado, que somam investimentos da ordem de R$ 3,6 bilhões, e a prioritária, com 80 projetos somando R$ 1,3 bilhão.

A Seplag acompanha e monitora a execução dos recursos advindos da União e atua para otimizar e agilizar a execução desses recursos junto aos órgãos e entidades estaduais. O Portfólio de Projetos 2022 pode ser conferido clicando aqui, onde também é possível acompanhar o monitoramento dos projetos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias